terça-feira, fevereiro 03, 2009

Chá Verde... Como faz diferença!

Além de combater o envelhecimento da pele, evitar inflamações e liberar as toxinas do organismo, o chá verde ainda auxilia na queima de gorduras (e consequentemente no emagrecimento) por possuir propriedades termogênicas.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO CHÁ VERDE
Dra. Sylvana Braga
Mais que uma bebida agradável, chá verde é a medida certa para manter o bom funcionamento do intestino
O intestino é responsável pela absorção dos alimentos e pela defesa do corpo humano, evitando tudo que possa ser nocivo ao organismo. Ao apresentar o menor sinal de alteração do ritmo intestinal, devido a stress, intoxicação com álcool, fumo, ou até mesmo má digestão, ocorre um certo desequilíbrio do organismo, desde a diminuição do sistema imunológico até síndromes de má absorção dos elementos nutricionais.
Muitas pessoas sofrem com esses sintomas, dores abdominais ou complicações no intestino, mas falam sobre o assunto somente na frente de um médico. Está certo que esse tema não é comum num bate-papo entre amigos, mas chegou o momento de quebrar esse tabu e "tirar" o tema intestino de dentro do consultório médico.
Por meio da medicina ortomolecular todas as circunstâncias desfavoráveis do dia-a-dia, são combatidas. Já a solução parece estar mais próxima do que se imagina. A receita é composta por chá verde, lignanas, uma dieta rica em fibras com carboidratos, isto é, arroz e pão integral e a ingestão de lactobacilos.
Mais que uma bebida agradável, o chá verde ajuda na manutenção da saúde, proporciona um melhor aproveitamento dos alimentos e mantém uma boa qualidade de vida. Apesar desses benefícios, as pessoas que sofrem de gastrite, e úlcera gástrica devem evitá-lo, pois possui alta concentração de cafeína, podendo provocar a reincidência das doenças.
Já as lignanas são sementes com cheiro de nozes utilizadas pelos padeiros para dar mais sabor e fibra aos alimentos. A maneira mais simples de ingeri-las é acrescentando duas colheres de sopa de linhaça em pó no cereal matutino. Por sua vez, os lactobacilos que assimilam alguns nutrientes como o cálcio e ferro são encontrados no leite, iogurte, queijo fresco e coalhada.
Os lactobacilos equilibram o funcionamento intestinal, impedem a multiplicação de bactérias nocivas e previnem doenças e inflamações. Percebe-se com facilidade o benefício destas bactérias benignas para o bom funcionamento do sistema imunológico .
Quando o intestino está funcionando normalmente, não se percebe as complicações das funções. É como um "piloto automático" servindo você. No entanto, algumas vezes o seu mau funcionamento, leva a estressantes e sérios problemas. Portanto, não se embarace se você tiver problemas intestinais persistentes.
DRA SYLVANA BRAGA
Médica ortomolecular, nutrologista ,reumatologista e fisiatra com Clínica no Rio de Janeiro e São Paulo.

Um comentário:

  1. olá!meu nome é Alliny!!!Gostaria de saber se posso tomar esse chá..o chá verde...pois meu médico pediu que eu ingerisse coisas que contém iodo..diz ele que é para o sistema imunológico se fortalecer.E aí alguém saber me informar??!!!Desde já agradecida!!!Alliny Queilive

    ResponderExcluir

Contador de Visita