segunda-feira, maio 25, 2009

Os maiores inimigos da celulite

1. Azeite de oliva extravirgem
Tem propriedades antiinflamatórias, além de potencializar a ação dos antioxidantes das verduras. Se possível, varie o azeite com óleo de macadâmia ou de semente de uva. Você ainda pode misturar dois deles: azeite e óleo de semente de uva.
Porção: 1 colher de sopa por dia.

2. Abacate
Rico em gordura do bem, reduz a inflamação das células.
Porção: 1 colher de sopa por dia.

3. Castanhas
Amêndoa, avelã e castanha-do-pará são fontes de gordura boa e nutrientes antioxidantes como selênio, cobre, zinco e vitamina E, que protegem o colágeno e garantem a firmeza da pele.
Porção: 2 unidades por dia (ou de 4 a 5 unidades de amêndoa ou avelã).

4. Chá verde: Contém substâncias antioxidantes (as catequinas), além de ação termogênica (acelera o metabolismo), o que facilita a queima dos estoques de gordura. Os estudos ainda mostram que o chá verde diminui o açúcar no sangue. Porção:de 3 a 5 xícaras de chá por dia (é importante que seja o chá natural, sem conservantes ou adoçantes).

5. Couve
Carrega nutrientes que favorecem a eliminação de toxinas do organismo, melhorando a circulação sanguínea e a linfática. Para preservar essas propriedades, ela deve ser refogada ou cozida rapidamente.
Outras opções: brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, repolho, rúcula, rabanete.
Porção: 1 xícara de chá por dia.

6. Frutas vermelhas: Têm uma boa quantidade de antocianinas – antioxidantes com poder antiinfl amatório. Elas ainda ajudam a fortalecer os vasos sanguíneos e linfáticos. Opções: ameixa, amora, morango, açaí, acerola e goiaba vermelha.
Porção: 1 xícara de chá por dia.

7. Leguminosas
Feijão, lentilha e grão-de-bico são ricos em fibras que melhoram o funcionamento do intestino, o que favorece a eliminação de toxinas.
Porção: 1 concha média por dia.

8. Peixes
O salmão é campeão em DMAE, substância fundamental para manter a pele firme. Além disso, é fonte de ômega 3, ácido graxo que combate os radicais livres e é antiinflamatório. Outros peixes também são bem-vindos. Porção: 2 filés (ou postas) por semana.

9. Quinua: Em grão, farinha ou flocos, esse cereal ajuda a reduzir o açúcar no sangue e, por isso, é um aliado no processo antiinflamatório. Também é uma fonte de proteína – nutriente importante para os músculos – superior a do trigo, do arroz e até da aveia.
Porção: de 2 a 3 colheres de sopa por dia (como substituto do arroz, da batata ou de outro carboidrato).

10. Semente de linhaça
Tem ômega 3 e vários antioxidantes. Vale ressaltar a vitamina E, que contribui para a renovação celular e, por isso, combate a celulite e o envelhecimento precoce.
Porção: 2 colheres de sopa por dia

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