quinta-feira, novembro 11, 2010

8 alimentos que garantem uma boa saúde

Nesta matéria


■2. Goiaba é boa para diabéticos

■3. Abacaxi tem ação cicatrizante

■4. Banana diminui a pressão alta

■5. Mel promove boas noites de sono

■6. Couve-flor previne câncer de mama

■7. Cenoura melhora a vista

■8. Soja combate calor da menopausa

■9. Tomate protege de câncer no ovário





 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
1. Abacate atua como Antidepressivo
Essa fruta acalma o sistema nervoso porque possui lítio, uma substância que controla a ansiedade e as alterações de comportamento. Quando falta lítio, o organismo fica muito mais sujeito a sofrer depressão.
Superdica:
Para aproveitar ainda mais a ação antidepressiva do abacate, faça uma vitamina dessa fruta com leite, que fornece doses extras de alegria e disposição.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
. Goiaba é boa para Diabéticos
Repleta de vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo, ferro e fibras, essa fruta combate infecções e hemorragias. Por não conter muito açúcar, é uma grande aliada dos diabéticos.
Como consumir:
O suco da fruta controla as taxas de glicose no sangue. Para fazê-lo, bata no liquidificador uma goiaba sem sementes em um copo de água.






Por causa da enzima bromelina, o abacaxi diminui inflamações e facilita a cicatrização. A ação da fruta impede o inchaço.

Curativo caseiro:
Amasse 2 colheres (sopa) de abacaxi e 1 colher (sopa) de farinha de trigo ou de arroz. Limpe o ferimento com água e sabão, e aplique essa pasta na região. Deixe-a agir por 15 minutos e lave novamente.

4. Banana diminui a Pressão Alta


O potássio presente na fruta deixa a pressão sanguínea sob controle. A banana também nos protege de doenças cardíacas porque evita o acúmulo de placas de gordura nas artérias.
Dose recomendada:
Coma de duas a três bananas por dia, variando os tipos (nanica, maçã, ouro etc.). Para obter todos os benefícios, é preciso mastigar bem a fruta.


5. Mel promove Boas Noites de Sono


 
Esse adoçante natural combate os sintomas da hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue), um dos fatores que pode causar insônia. Também ataca as bactérias, ajudando o corpo a lutar contra várias infecções.


Como consumir:
Misture 2 colheres (sopa) de mel em um copo de leite morno e tome antes de dormir.

 
 
 
 
 
 
  6. Couve-flor previne Câncer de Mama
 

O vegetal é rico em substâncias que reduzem o nível do hormônio estrogênio, associado ao surgimento de tumores nas mamas. Além disso, as fibras desse vegetal formam um escudo contra o câncer no intestino.

Dose recomendada:
Basta ingerir ½ xícara (chá) por dia do vegetal para reduzir os riscos de ter câncer.









7. Cenoura melhora a Vista

Com grande quantidade de betacaroteno, a cenoura diminui o risco de ter problemas de visão. Não bastasse isso, ainda evita tumores e melhora a digestão.
Experimente:
Lave duas maçãs, três cenouras e uma beterraba pequena. No liquidificador, bata tudo com casca e beba imediatamente.


8. Soja combate calor da Menopausa

Rica em isoflavonas, a soja equilibra as funções hormonais e ameniza os sintomas da menopausa, como a ansiedade e os calores repentinos.
Como consumir:
Crie o hábito de comer produtos à base de soja, especialmente iogurtes, tofu (tipo de queijo) e leite de soja. Outra ideia é usar o alimento em grãos: fica bom na salada!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
  9. Tomate protege de Câncer no Ovário



O verdadeiro herói desse alimento é o lipoceno, o nutriente que dá o tom avermelhado à casca. Esse fruto ajuda a diminuir o risco de câncer de reto, ovário, próstata e colo de útero.

Superdica:
Os benefícios são maiores quando o tomate está levemente cozido. Pique-o e use-o em pratos quentes.


 
 
 
 
 
 
 

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